a href="http://punchdrunkmovies.blogspot.com/"> Punch Drunk Movies


Punch Drunk Movies

I have come here to chew bubble gum and kick ass... and I'm all out of bubble gum.

sexta-feira, novembro 04, 2005

Crash Happens

Crash - No Limite (Crash, 05, Dir: Paul Haggis)

Thandie Newton and Matt Dillon in Lions Gate Films' Crash

Paul Haggis era conhecido por mim somente (acho que para a maioria também) por ter escrito o roteiro de "Menina de Ouro". Porém, se no filme de Eastwood o seu texto era muito competente, o de Crash (que escreveu junto com Robert Moresco) deixa um pouco a desejar. Talvez para intensificar o tema do racismo, parece que Haggis e Moresco decidiram colocar situações no filme somente para tentar chocar o espectador, e isso tudo soa muito forçado (um exemplo é na cena em que o personagem de Matt Dillon "revista" a de Thandie Newton). Porém, quando a dupla não quer chocar, eles colocam um personagem bonzinho que todos vão sentir pena lá pelo terceiro ato do filme (um em especial, mas não vou falar quem para não estragar nenhuma cena), ou então frases feitas para emocionar ("Você é minha melhor amiga", principalmente). Já a direção de Haggis tem como principal defeito o sentimentalismo em doses exageradas, fazendo em certos momentos um filme "bonitinho" até demais.

Mas "Crash" também possui acertos. Uma cena em especial é muito boa: o personagem de Dillon salva um certo personagem de um acidente que podia ser fatal. Haggis consegue impor um clima claustrofobico excelente, e tem doses controladas de emoção. Outra boa cena (e uma das principais também) é a que tem como protagonista o personagem de Ryan Phillippe e o de Larenz Tate.

O elenco também está legal, com principais destaque para Don Cheadle, Matt Dillon (por incrivel que pareça) e Terrence Dashon Howard (que interpreta um diretor de televisão). Porém, Sandra Bullock, que muitos criticos elogiaram, está sofrível (não é a toa que sua história seja a mais desinteressante, e que uma das piores cenas do filme).

Crash é, por fim, um filme de altos e baixos. Tem lá seus momentos, atuações interessantes, mas que possui erros de extremamente bobos. Um bom filme, mas apenas isso.

Cotação: 3/5 (6.0)

Ouvindo: Wolf Parade - Shine a Light

19 Comments:

  • At 3:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

     
  • At 10:34 AM, Anonymous Anônimo said…

    é... você pareceu ser razoável em seu comentário, assinaria em baixo.

     
  • At 12:02 AM, Anonymous Anônimo said…

    assando mais pra dizer que a menção a Wolf Parade foi mais que oportuna, esse cd é um espetáculo.

    e pretendo ver crash esse sábado.

    abraço

    leal [www.orionlog.blogger.com.br]

     
  • At 6:13 AM, Anonymous Anônimo said…

    hi Rodrigo,
    Cool blog. You have put a lot of effort in here. You certainly make me feel a bit humble :)
    I have a mp3player related site. Please take a look and feel free to post a link to your blog on the links page.
    Come and check it out if you get time :-)

    Kerry

     
  • At 1:43 PM, Blogger Felipe Rezende said…

    Eu discordo. Gostei mto do filme. Não achei o roteiro forçado, achei mto bem construído por sinal.
    O elenco td é ótimo, inclusive a Sandra Bullock. O único que eu não gosto mto é o Don Cheadle, que é o preferido de mta gente. Não sei porque mas não gosto da atuação dele.
    E a direção é ótima tb. A cena que a menina é "baleada" é maravilhosa. A do acidente tb.
    Enfim, um bom filme, na minha opinião.

     
  • At 4:02 AM, Anonymous Anônimo said…

    Hi, Rodrigo,
    Good blog. You’ve put lots of thought in here. It looks like we have an interest in common. If you are interested, go see my mobile entertainment related site. It’s totally focussed on the Zen Micro at the moment and is still growing. You may still find something of interest. I recently added a MP3 link page - you would be welcome to post a link to your site there

    Kerry

     
  • At 1:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Vi que vc não gostou tanto, mas estou muito curioso p/ assistir esse filme! Todo mundo tá elogiando! Esse cara já tá sendo chamado de "o novo Robert Altman"... Acho que não deve ser a toa...

     
  • At 9:49 PM, Anonymous Anônimo said…

    Antorildo, valeu.

    Leal, o CD do Wolf Parade é genial, to ouvindo muito ultimamente. Tá no meu TOP 3 do ano.

    Felipe, eu acho o roteiro muito fraco. O que salva mais o filme são as atuações (e alguns bons momentos). Não gosto da cena da menina, a história da "capa invisivel" é muito ruim, na minha opinião.

    Marcelo, se você for ver tem muita gente odiando Crash (mas outros gostande muito, no entanto). Eu não acho o filme grande coisa, apesar de ser legal. E é um exagero imenso ele ser chamado de "novo Robert Altman". Ele ainda não fez nada de fantástico (gosto muito do roteiro de "Menina de Ouro", mas a direção do Clint é o melhor do filme) para ter tal título, na minha opinião. E volte sempre por aqui. :)

     
  • At 10:43 PM, Blogger Gustavo H.R. said…

    Por mais elogios que leia sobre o filme, as críticas também parecem fazer sentido.
    Vou pagar para ver se Matt Dillon e Sandra Bullock merecem mesmo todo o reconhecimento que estão ganhando. Haggis, contudo, deve ser uma das boas surpresas do cinema recente.

     
  • At 8:06 PM, Anonymous Anônimo said…

    Gustavo, o Dillon até que tá bem, mas a Bullock tá horrível. E acho que o Haggis tem que fazer mais coisas para ser considerado uma "promessa".

    Flw!

     
  • At 2:02 AM, Anonymous Anônimo said…

    Gostei mais do que Menina de Ouro umas 587 vezes. hehehehehe

     
  • At 1:38 PM, Anonymous Anônimo said…

    na real mesmo eu só estou curioso pra ver por causa das faigeradas inerpretaçoes de Bullock e Dillon
    ae!

     
  • At 5:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu simplismente amei esse filme
    O roteiro é mais do que inteligente... é soberbo.
    Não senti nenhuma falsidade no roteiro e achei as situações mais do que normais.
    O problema é que o que estamos acostumados a ver no cinema é a falsa realidade e qdo vemos um filme que mostra a verdadeira realidade todos ficam chocados e dizem que não é bem assim justamente porque não é assim que estamos acostumados a ver.
    Mas gosto não se discute.

    Minha nota? * * * * *

     
  • At 12:52 AM, Anonymous Anônimo said…

    hi Rodrigo,
    Cool blog. You have put a lot of effort in here. You certainly make me feel a bit humble :)
    I have a mobile entertainment related site. Please take a look and feel free to post a link to your blog on the links page.
    Come and check it out if you get time :-)

    Kerry

     
  • At 12:09 AM, Anonymous Anônimo said…

    Found your blog very interesting I will be sure to book mark it and come back to it later. If you have time please visit my movies to download for free It relates to different entertainment downloads.

     
  • At 1:18 AM, Anonymous Anônimo said…

    Found your blog very interesting I will be sure to book mark it and come back to it later. If you have time please visit my how to download movies It relates to different entertainment downloads.

     
  • At 6:46 AM, Blogger gonn1000 said…

    Gostei muito, é superior ao mais recente de Eastwood, esse sim MUITO sobrevalorizado.

     
  • At 7:28 AM, Anonymous Anônimo said…

    Achei um filme muito interessante na concepção, Gostei de várias cenas como a do acidente de carro e a história do chaveiro. Não consigo ver situações forçadas e se existe algum clichê, que mal há nisso? O filme é imensamente realista no panorama (contexto)americano. Eu gostei...para mim é um dos melhores filmes do ano, mas cinema é arte e como toda arte, é subjetivo...

     
  • At 5:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Vladimir, eu já gostei mais de Menina de Ouro.

    Felipe, vale mais pelo Dillon que pela Bullock. :)

    Kahlil, existem filmes que falam sobre o mesmo tema de Crash mas conseguem fazer isto com muito mais sinceridade e sensibilidade. E eu acho que o roteiro do filme, como falei no texto, tem muita necessidade de chocar. Haggis deve ter pensado: "vamos colocar uma negra sendo molestada e todos vão ficar pasmos com tamanha 'realidade' mostrada pelo filme". Mas, tudo bem, compreendo sua visão sobre o filme.

    Gonn, Menina de Ouro tem de sobra o que falta em Crash (na minha opinião): sensibilidade.

    Marfil, concordo com sua visão da arte cinematografica. O maior problema que vejo em Crash é, como já falei pro Kahlil ai em cima, a necessidade de chocar. Fora que também acho um filme que quer muito ser "fofinho", fazer com o que o espectador tenha pena dos protagonistas (acho que isso acontece na história do chaveiro, que eu particulamente não gosto). Mas concordo com a cena do acidente, que é muito bem feita (inclusive o trabalho de fotografia nela).

    PS: Uma coisa que não suporto nesses comentários blogger são os spams. Insuportáveus.

     

Postar um comentário

<< Home