a href="http://punchdrunkmovies.blogspot.com/"> Punch Drunk Movies


Punch Drunk Movies

I have come here to chew bubble gum and kick ass... and I'm all out of bubble gum.

terça-feira, setembro 06, 2005

Morte com Dignidade

Mar Adentro (idem, 04)



“Mar Adentro”, de Alejandro Amenábar, é (ou seria “foi”?) um filme muito comentado. Muito se falou sobre a interpretação de Javier Bardem (que, de fato, está maravilhoso, sensacional), e, principalmente, sobre o seu tema principal: a eutanásia. Aliás, um tema que não era tão comentado no passado pelos filmes (a falta de coragem...) foi retratado com grande força nessa década: primeiro com “As Invasões Bárbaras” (que não tem a eutanásia como assunto principal, mas o final aborda a questão), que é genial; nesse ano com o fantástico filme do Clint Eastwood, “Menina de Ouro”, e também com este “Mar Adentro”. E este último talvez seja o que consiga se sair melhor dentre os outros citados, entrando (eu não esperava dizer isso, acreditem; o filme foi uma surpresa imensa) para o TOP 5 do ano.

Ramón Sampedro é um homem que está há, mais ou menos, 28 anos tetraplégico. Seu maior sonho é morrer, sair da vida que ele leva. Com a ajuda de uma advogada, de sua família e de uma mulher que se comove com sua história vai tentar morrer, não clandestinamente, como muitos fazem, e sim com a permissão da justiça.

O roteiro escrito por Amenábar e Mateo Gil é um filme que sabe falar como poucos sobre a morte (ou seria a vida?). Vemos a jornada de um homem que quer morrer, mas que assim conseguirá viver em paz. Mas, mesmo contando uma história triste, os dois roteiristas conseguem incluir coisas engraçadinhas ao longo do filme, como umas piadas feitas pelo próprio Ramón. Também vale destacar os diálogos do filme, a maioria deles, se observamos bem, muito fortes. Um dos que ficaram mais na minha memória foi a resposta de Ramón a duas perguntas: “Por que morrer?” e “Por que você sorri tanto?”.

Outro enorme mérito de “Mar Adentro” é a direção de Amenábar. Mesmo contando uma história triste, ele consegue, acreditem, induzir humor durante o filme. Não que seja uma coisa extremamente engraçada, mas prova que a intenção de Amenábar (que entra pro grupo de diretores do ano) não era fazer um melodrama se aproveitando da condição do protagonista. Muito pelo contrário, ele consegue fazer um filme muito do delicado, construindo planos belíssimos: uma das melhores seqüências do ano é a que Ramón sai para “voar” pela cidade, e ir para a praia para encontrar uma pessoa especial.

Excelentes também são as performances. Lola Dueñas, interpretando Rosa, está muito bem, com carisma por demais; Belén Rueda, fazendo Julia, é uma das melhores coadjuvantes do ano: de início é só uma atuação comum, mas depois o texto deixa sua personagem mais ambígua, e, como conseqüência, ela cresce junto. Mas, deixando o melhor para o final, Javier Bardem está sensacional. Creio que os membros da Academia deviam estar chapados ao o deixarem de fora; lamentável. Ele consegue mistura uma carisma gigantesco com pura intensidade. Talvez ao lado do Day-Lewis em “Gangues de Nova York” (e do Bill Murray, por Encontros e Desencontros), a interpretação da década.

Enfim, “Mar Adentro” é espetacular. Não é obra-prima, mas é bom o suficiente para entrar, perdendo somente para “Sin City” e “Um Filme Falado”, em um TOP 3 parcial.


Cotação: 5/5 (9.0)

Até mais e abraços; Rodrigo

Ouvindo: Franz Ferdinand - Do You Want To (essa é a nova deles; boa demais. Parece que já tem clipe; irei ver)

18 Comments:

  • At 7:05 AM, Anonymous Anônimo said…

    Um pecado Barden não teer nem concorrido ao Oscar de melhor ator. Essé foi com certeza um dos melhores filmes que vi esse ano.

     
  • At 11:54 AM, Blogger Christopher Faust said…

    Seu top 3 Parcial está muito parecido com o meu.

    A única diferença é que tenho A Queda! em 3º, e Mar Adentro está em 4º.

    Ótimo filme, aliás. Genial Amenabar e Bardem.

     
  • At 2:27 PM, Blogger Francisco Mendes said…

    Amenabar arrebata filme após filme. A cada novo filme o seu requinte é aprimorado.

    Cumprimentos.

     
  • At 10:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    taí um filme que fiquei namorando quando tava no cinema mó tempão e acabei nem vendo... devo alugar. Fiquei curioso.

     
  • At 12:12 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ainda consegui gostar mais do que vc, pode ser por gostar tanto de Amenabar quanto de Bardem

     
  • At 7:58 AM, Anonymous Anônimo said…

    Uma palavra que define este filme : FILMAÇO!! Será que Almodóvar finalmente tem um rival no cinema espanho. Já sabem a minha resposta.. See ya!

     
  • At 8:47 AM, Anonymous Anônimo said…

    ainda continuo com a opiniao de achar uma obra-prima rss...talvez, como disse o paulo jr., por ser um fã de trabalhos anteriores de Amenábar...ahh, e a cena em que Ramon sai pra "voar" é realmente sensacional, uma das cenas mais belas e criativas q vi no cinema dos ultimos anos...vale dizer q meu queixo caiu na hora...e os diálogos perfeitos...grudam na cabeça as respostas de Ramon...bom...de qualquer forma...abraços...até mais...

     
  • At 10:34 AM, Anonymous Anônimo said…

    O filme é bem bom mesmo. E tô com você quando o assunto é a atuação do Bardem, o cara está espetacular. Acho especialmente a cena dele na cama falando com a câmera que o filma, SENSACIONAL! De uma delicadeza incrível.

     
  • At 12:36 PM, Anonymous Anônimo said…

    Curiosamente, saiu a biografia em português essa semana...

     
  • At 3:53 PM, Blogger Gustavo H.R. said…

    Concordo e discordo... Acho o filme bom, mas não um grande filme. Foi uma experiência inédita para mim, ver um filme em espanhol nos cinemas. O destaque para Belén Rueda é merecido, mas Mabel Rivera estava também muito bem.

     
  • At 5:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    é um excelente filme!

     
  • At 12:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    A nova do Franz Ferdinand é boa... mas não foge muito do que eles já fizeram.
    Aqui dá para assistir o vídeo:
    http://www.contactmusic.com/new/home.nsf/webpages/franzferdinandx30x08x05

     
  • At 12:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    o anônimo é o teco apple ahahaha - sou eu!

     
  • At 5:49 PM, Anonymous Anônimo said…

    Vladimir, com certeza os membros da Academia estavam sob o efeito de drogas pesadas na hora da indicação. Entra no meu TOP 5.

    Christopher, realmente minha lista tá parecida com a sua (Sin City no topo. U-hu!). A Queda tá minha lista de filme para alugar. :D

    Francisco, do Amenábar vi The Others (que acho bem legal), mas não assisti ainda Abre Los Ojos. Mas esse Mar Adentro é genial.

    Barchilon, se tava namorando a experiência com o filme deve ter sido boa. hehehhe. Mas alugue mesmo, vale a bem a pena.

    Paulo, também adorei a direção do Amenábar; entra na minha lista de diretores do ano.

    André, eu só vi um do Almodovar, e acho o filme superestimado (Fale Com Ela), apesar de ser legal.

    Rafa, concordo, exceto pelo obra-prima. hehehehe.

    Henrique, essa cena que você citou é brilhante, realmente. Me esqueci de citá-la no meu texto. Merda.

    Marfil, uau, vou compra-la, então. Acho que o filme foi bem fiel a ela.

    Gustavo, a Mabel está ótima também, mas prefiro a atuação das outras duas mulheres. :)

    b, sim, sim.

    Teco, eu gostei demais da nova do Franz Ferdinand, justamente por não fugir do estilo deles. E o clipe eu vi um dia desses; também gostei muito.

     
  • At 8:49 AM, Blogger gonn1000 said…

    Um dos grandes filmes de 2005 e o melhor de Amenabar...

     
  • At 3:41 PM, Anonymous Anônimo said…

    Gonn, ainda não vi Abre Los Ojos, mas tenho a impressão que Mar Adentro realmente seja melhor.

    P.S.: Saiu a lista de filmes que vão ser exibidos no festival do rio. Eu não vou, é verdade, mas se eu fosse poderia ver: Broken Flowers, Crash, Last Days, Dear Wendy (quem sabe Vitenberg não se recupera depois do fraquíssimo Dogma do Amor), Manderlay, Mrs. Henderson Presents, O Jardineiro Fiel, e o ganhador da Palma de Ouro este ano, L'Enfant

     
  • At 3:43 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ah, esse aí de cima sou seu.

     
  • At 6:06 PM, Blogger roger said…

    Concordo contigo. Gosto de classificar esse filme como "muito bonito", não é exagerado.

     

Postar um comentário

<< Home