a href="http://punchdrunkmovies.blogspot.com/"> Punch Drunk Movies


Punch Drunk Movies

I have come here to chew bubble gum and kick ass... and I'm all out of bubble gum.

quarta-feira, outubro 12, 2005

Três filmes em um post

Bem, como não quero de modo algum deixar esse espaço jogado as moscas, coloco comentários sobre três filmes que vi recentemente:

A Feiticeira (Bewitched, 05) - 1/5 (3.5) (Spoilers)

Nicole Kidman in Columbia Pictures' Bewitched

Não há muito o que falar de "A Feiticeira". Cumpre minha expectativa de ser uma produção muito ruim, mas vamos resumidamente explicar a razão disto. O roteiro segue toda a fórmula de comédias românticas: o casal que se odeia mas aos poucos vai descobrindo que se ama, e no final acaba por ter aquela mensagem bonitinha de que o amor rompe qualquer barreira de diferenças entre as pessoas. O fato da história se passar atualmente rende uma boa brincadeirinha com metalinguagem, mas nada que salve o filme: ainda existem por lá personagens irritantes, como a vizinha da personagem de Nicole Kidman e o personagem de Jason Schwartzman. A direção de Nora Ephron também não é nenhuma maravilha. Se mostra uma diretora de elenco bem fuleira (Nicole Kidman está muito contida; ma das piores atuações da moça). Mas Will Ferrell é o pior em cena: exageradíssimo e chega ao ponto de ser constrangedor (além de quer roubar a cena quase o tempo todo).


A Felicidade Não se Compra (It's Wonderful Life, 46) - 5/5 (9.5)



Belíssimo esse filme do Capra. Meu primeiro contato com o cinema dele e já começo muitíssimo bem. É impressionante como ele consegue fazer um filme tocante sem apelar para o melodrama; é extremamente sincero. O roteiro também é ótimo, tem uma história bonita, com uma mensagem otimista no final, que consegue levantar o astral mesmo da pessoa mais deprimida, acredito ("Nenhum homem no mundo pode ser um fracassado quando se tem amigos"). James Stewart também está maravilhoso, assim como o adorável Henry Travers.

Gosto de Sangue (Blood Simple, 85) - 4.5/5 (8.5)

Frances McDormand as Abby in USA Films' Blood Simple

Filmaço de estréia dos Irmãos Coen. Sou fã do trabalho dos caras, acho Fargo e O Homem que Não Estava Lá, por exemplo, produções fantásticas. O filme possui belíssimos enquadramentos, takes com câmera na mãe nas sequencias de maior tensão, demonstra uma habilidade incrível em movimentar, deslocar a câmera. O roteiro também é muito inspirado, com um desenvolvimento imprevisível, interessantes personagens em busca de vingança, e um final deliciosamente irônico. Ah, e um TOP 5 deles ficaria assim:

1 - Fargo
2 - O Homem que não Estava Lá
3 - Gosto de Sangue
4 - Ajuste Final
5 - O Amor Custa Caro

É isso, até a próxima!

Ouvindo: Wilco - I'm The Man Who Loves You

8 Comments:

  • At 10:26 PM, Blogger Gustavo H.R. said…

    Uma temporada de filmes interessantes (com exceção de A FEITICEIRA, cruzes), Rodrigo. Creio que eu necessito de mais uma sessão do grander clássico de Capra para entender onde está a sinceridade (tenho em DVD, mas nunca me conectei ao filme, talvez por não ser uma pessoa cem por cento "para cima").
    Até mais..

     
  • At 1:48 PM, Anonymous Anônimo said…

    "Felicidade não se Compra" é fantástico, vi 2 vezes, chorei 2 vezes (como sou bobinho). Homem que Não Estava Lá > Fargo.

     
  • At 3:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    Gustavo, A Felicidade não se Compra é imperdível. Levanta o humor de qualquer um. A Feiticeira é um filme que se deve passar longe. hehehe.

    Antorildo, eu não cheguei a chorar, mas na hora que ele o livro Tom Sawyer, lá no final, eu fiquei arrepiado. hehehe. E eu fiquei em grande dúvida ao escolher qual é o melhor en tre "O Homem que não estava lá" e "Fargo". Fui pelo que me marcou. :)

    PS: Saiu o primeiro filme nota 10 do ano: A Vida Marinha com Steve Zissou. Obra-prima do Wes Anderson (que é um diretor foda, na minha opinião). Talvez saia um texto sobre, mas na maioria das vezes não consigo escrever sobre filmes que eu amo de verdade.

     
  • At 10:23 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu gosto de A Feiticeira, é divertidinho. E A Felicidade Não se Compra é fabuloso, com certeza 10, e um dos melhores filmes que já vi. Capra é um gênio, e por mais para baixo que vc seja, acredite, eu sou assim, ele levanta seu astral.

     
  • At 11:47 AM, Anonymous Anônimo said…

    Gabriel, A Felicidade não se Compra pode alcançar o "10" com facilidade (filmes 9.5 geralmente "sobem"). Revi o final dia desses e fiquei arrepiado ainda. hehehe.

    P.S.: Eu não estou com muita vontade de escrever ultimamente. Mas ontem vi dois filmes: o bem feito "A Queda" (mas que não chega a ser nenhuma maravilha, mas é uma produção interessante) e "Oldboy", que é espetacular; um dos melhores do ano, sem´dúvida.

     
  • At 9:08 AM, Anonymous Anônimo said…

    Me decepcionei, tbem com "A Feiticeira"! Eu, como amante da série, queria algo mais tradicional...

     
  • At 4:29 AM, Anonymous Anônimo said…

    O Bewithced já vi, mas fiquei curioso Blood Simple. Estreou no cinema do brasil?

     
  • At 6:49 PM, Anonymous Anônimo said…

    Marfil, tenho uma mãe que também é fã da série, e ela também se decepcionou. Disse que o filme era "muito bobo" (e eu concordo plenamente).

    b, reestreou nos cinemas daqui nesse ano (ou foi ano passado, não me lembro), e foi lançado em DVD. O filme é ótimo, vale bem a pena.

     

Postar um comentário

<< Home