a href="http://punchdrunkmovies.blogspot.com/"> Punch Drunk Movies


Punch Drunk Movies

I have come here to chew bubble gum and kick ass... and I'm all out of bubble gum.

terça-feira, outubro 18, 2005

Alguns Filmes

Como no post passado, coloco aqui três filmes com pequenos comentários sobre eles (creio que eu continue a fazer isso constantemente):

A Vida Marinha com Steve Zissou (The Life Aquatic with Steve Zissou, 04, Dir: Wes Anderson) - 5/5 (10)

Michael Gambon , Anjelica Huston , Noah Taylor , Bud Cort , Bill Murray , Seu Jorge , Cate Blanchett and Willem Dafoe in Touchstone Pictures' The Life Aquatic with Steve Zissou

Depois de um certo tempo sai, finalmente, (digo "finalmente" pois todo ano sai ao menos um único DEZ) o primeiro filme de nota máxima do ano: "A Vida Marinha com Steve Zissou". Sou fanático por "Os Excêntricos Tenebaums" (o melhor do seu ano, assim "A Vida..."), e ainda fico impressionado com o universo único, singular que Anderson é capaz de criar. Mas o interessante é que os seus personagens sempre ganham a humanidade necessária: Steve Zissou é um sujeito complexo, e que não consegue se acostumar com a idéia de ser pai, de ter uma responsabilidade tão grande como isso. Aliás, a relação de "pai e filho" é retratada aqui de um modo muito sensível. A cena final do filme bem que pode ser "a cena do ano", com Zissou fumando maconha, sentado, fugindo da confusão de sua vida ("Isso é uma grande aventura", diz ele). Além do roteiro fabuloso (escrito numa parceiria de Anderson com Noan Baumbach), a direção também se destaca bastante: Anderson cria planos-sequencia muito bem feitos, como a apresentação do Belafonte (o navio do Team Zissou). Outras duas sequencias que me chamaram a atenção foi aquela do encontro da equipe de Steve com o tubarão-jaguar, e também aquela em que toca "Search and Destroy": essa última me pegou de surpresa, e é um daqueles momentos em que imagem e som entram em perfeita harmonia. A atuação de Bill Murray também é brilhante; vem se mostrando um ator fora de série, impressiona o fato dele mostrar os sentimentos de seus personagens somente com um olhar (falar isso é bem piegas, mas é verdade). Há também um misto de melancolia e humor muito bem sucedido.

A Queda! As Últimas Horas de Hitler (Der Untergang, 03, Dir: Oliver Hisrchbiegel) - 3.5/5 (7.0)



Bom filme. Interessante o modo como é mostrado as últimas horas de um dos maiores personagens da Segunda Guerra Mundial, Adolf Hitler. O roteiro explora muito bem o seu estado mental naquele momento, quando o próprio já sabia que estava prestes a perder a guerra e que a hora da sua morte estava prestes a chegar. Aliás, devido a este último o filme meio que ganha um clima meio mórbido. A direção de Oliver Hirschbiegel nos entrega momentos intensos, como a cena em que mostra o suicídio (sacrificio?) da família de Hitler. As cenas de guerra são belas, assim como a fotografia. Peca lá pelo terceiro ato, ao se entregar ao "arranca-lágrimas". Ah, e a atuação de Bruno Ganz é realmente excelente, de grande sensibilidade (destaque também para Alexandra Maria Lara, interpretando a fiel secretária de Hitler).

Oldboy (idem, 03, Dir: Park Chan-Wook) - 5/5 (9.0)

Choi Min-Sik as Dae-Su in Tartan's Oldboy

Maravilhoso esse filme do Park Chan-Wook. O roteiro é excelente: possui uma construção de história original e complexa, e que ainda conta com uma revelação final que transforma a trama em algo completamente diferente do imaginado. Dá uma ambiguidade a um personagem que poderia ser construído muito bem como o "vilão inescrupuloso", mostrando meio que "uma vingança leva a outra vingança". A direção de Park também é bastante inventiva: enquadramentos primorosos (as sequencias passadas dentro do quarto de hotel, por exemplo, exercem no espectador uma certa ansiedade; clima de claustrofobia mesmo), cenas violentas que possuem uma estética sensacional (remete muito ao cinema do Tarantino), e outras dirigidas com um ritmo alucinante, como no momento em que o protagonista luta contra inúmeras pessoas somente com o seu martelo (lembra a cena dos "88 loucos" em Kill Bill, mas em "Oldboy" ela é feita com poucos cortes, somente com uma câmera sendo deslocada para os lados). Outro destawur é a inspirada atuação de Choi Min-Sink (o que também pode ser dito sobre Ji-tae Yu). Grande filme.

P.S.: Creio que esse blog vai sofrer uma ausência de comentários maiores, mais detalhados. Não gosto muito de escrever somente 10, 15 linhas sobre determinado filme, mas acho que estou sofrendo um bloqueio eterno (isso mesmo, eterno). Por exemplo: acho que não falei tudo o que eu queria sobre "A Vida Marinha...", ou então me expressei mal. Droga.

Ouvindo: Seu Jorge - Life on Mars

12 Comments:

  • At 10:23 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ainda não assisti A Vida MArinha, mas A Queda e Oldboy tenho a mesma opnião que vc.

     
  • At 8:50 AM, Blogger gonn1000 said…

    Só gostei realmente de "Old Boy", os outros dois prometiam mas não estiveram à altura das minhas expectativas...

     
  • At 1:26 PM, Anonymous Anônimo said…

    Só não vi "Old Boy", "A Queda" eu achei sensacional e "A Vida..." muito bacana.
    Só um detalhe, não acho que "Bill Murray vem se mostrando...."
    acho que ele sempre foi, o problema que as vezes entrava em furadas... isso acontece
    tem um trabalho dele mais antigo, porem genial que é "Feitiço do Tempo", ele dá show.
    ae!

     
  • At 9:15 PM, Blogger Gustavo H.R. said…

    "A Queda" foi bem comentado por ti; a cena em que Magda Goebbels mata seus próprios filhos me deu arrepios.

    Não pude conferir os outros dois, que, de fato, devem ser bons.

    Até mais...

     
  • At 10:25 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eu trocaria a nota de A Queda e De A Vida Marinha - não extamente as mesmas notas, mas perto.

     
  • At 12:58 PM, Blogger Felipe Rezende said…

    Nossa não vi nenhum desses, mas pretendo ver todos. Já tão todos na locadora né?

     
  • At 5:08 AM, Anonymous Anônimo said…

    Desses três o único que quero ver é o Oldboy... Agora 10 ao Sissou?

     
  • At 6:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    Olá, Rodrigo! Faz tempo que eu não venho aqui! Infelizmente não assisti nenhum destes filmes, embora eu quisesse muito! Especialmente A Queda! As Últimas Horas de Hitler. Espero vê-los em breve! Bjo!

     
  • At 8:43 AM, Anonymous Anônimo said…

    Hello Rodrigo,

    One of the sections in my article directory is Arts and Entertainment ... while looking for blogs on movies, I discovered " this post ".

    Most people believe the best content on the internet is created by bloggers ... original content, experiences and opinions. Nothing to sell and no hidden agendas!

    As someone who appears to be interested in movies, I am sure you will find our Arts and Entertainment section to be interesting. I am continually searching for bloggers to submit articles and assist me to expand the directory to all our benefit. By contributing, you not only get the recognition of being an author, but also knowing your submission will be seen by many hundreds of internet surfers. The pride and satisfaction of seeing your article published in a prestige directory is hard to beat.

    Not all of us are born with the talent to write to high standards of literacy ... as a consequence, a lot of bloggers don't try to have their articles published.

    I like an informal style of writing that matches your personality and fits in with your article content. I welcome articles that are uniquely based on your personal knowledge, experiences and opinions. All I request is that your content does not contain vulgar language, incite hatred or generally offensive.

    Without any commitments ... please pop over and browse my blog articles directory for yourself.

    Kind Regards
    Emily

     
  • At 3:52 PM, Anonymous Anônimo said…

    Paulo, se você gostar do Wes Anderson, recomendo fortemente o A Vida Marinha.

    Gonn, acho que se eu tivesse visto A Queda! nos cinemas teria me decepcionado, mas como só fui ver quando saiu em DVD...

    Felipe N., ele tá ótimo em Feitiço do Tempo, mas eu prefiro ele nessa fase mais "dramática" de agora (a de Encontros e Vida Marinha).

    Gustavo, aquela é talvez minha cena preferida do filme. Muito bem feita.

    Gabriel, to perto de mudar meio ponto (pra menos) na nota do A Queda. O filme me parece mais fraco na memória, ao contrário de Zissou.

    Felipe, todos já chegaram nas locadoras.

    b, é. Sou fã do filme.

    Camila, todos valem a pena. A Queda é o pior. :)

     
  • At 6:14 PM, Blogger roger said…

    Fala Rodrigo! Ha quanto tempo nao venho aqui?! Putz! Nem me fala

    olha aí: dois filmes que estou quase matando pra conseguir assistir: A Vida... e Oldboy... vc só "piorou" as coisas!

     
  • At 6:31 AM, Blogger Sunday Morning said…

    concordo, zissou um filme cheio de pormenores fantáticos, a música, os actores a história.
    oldboy é um filme que paramim já é um culto

     

Postar um comentário

<< Home