Março
085. A Condessa de Hong Kong (The Countess of Hong Kong, 1967, Charles Chaplin) - ***1/2
086. Letra e Música (Music and Lyrics, 2007, Marc Lawrence) - **1/2
087. O Veneno da Madrugada (idem, 2004, Ruy Guerra) - ***
088. As Pontes de Madison (The Bridges of Madison County, 1995, Clint Eastwood) - ****1/2
089. Noites de Circo (Gycklarnas afton, 1953, Ingmar Bergman) - ****1/2
090. Operação Franca (The French Connection, 1971, William Friedkin) - ***
091. Mais Estranho que a Ficção (Stanger than Fiction, 2006, Marc Forster) - **1/2
092. O Alucinado (El, 1952, Luis Buñuel) - *****
093. Cinema, Aspirinas e Urubus (idem, 2005, Marcelo Gomes) - ****
094. A Criança (L'enfant, 2005, Jean-Pierre e Luc Dardenne) - ****1/2
095. Rápido e Indolor (Kurz und Schmerzlos, 1998, Fatih Akin) - **1/2
096. Scoop (idem, 2006, Woody Allen) - **1/2
097. Bom Dia Tristeza (Bonjour Tristesse, 1958, Otto Preminger) - ****
098. O Deserto Vermelho (Il Deserto Rosso, 1964, Michelangelo Antonioni) - *****
099. Bom Dia, Noite (Bungiorno Notte, 2003, Marco Bellochio) - ***1/2
100. O Bom Pastor (The Good Sheperd, 2006, Robert DeNiro) - **
[DeNiro já trabalhou com Scorsese, Mann, DePalma, Coppola, Leone mas parece ter aprendido a filmar com auxílio de algum manual, como aqueles que vêm embutidos em caixas de brinquedos, ensinando passo a passo como montá-lo. Caso realmente existisse uma espécie de “manual do cineasta” ou coisa que o valha, DeNiro provavelmente seguiu cautelosamente cada regrinha, cuidadoso em não fugir dos padrões, e consequentemente tornou O Bom Pastor um exemplo daquele Cinema frio, sóbrio, sem alma. Tudo é feito de modo mecânico, “piloto-automático” ao máximo; parece existir uma obsessão em tornar O Bom Pastor um filme de respeito, aquele capaz de concorrer aos mais importantes prêmios da indústria cinematográfica e começa a por esse objetivo em andamento desde a escolha do elenco, cheio de artistas bem-sucedidos e premiados (algo que pode ser visto logo no trailer, cheio de Academy Awards Winners/Nominees). O texto escrito por um, errr, respeitado roteirista de Hollywood, Eric Roth, é excessivo quando se trata de apresentar informações e não é tão competente quanto o roteiro anterior de Roth, Munique, quando se trata de estudar a paranóia e a relação com a família do protagonista: geralmente, apela para situações extremamente óbvias, como em uma cena em que o pai tem que decidir se fica com o filho ou se atende a um telefonema de sagrada importância, além de que a personagem da Jolie é extremamente mal aproveitada, é esquecida durante um bom tempo em algum lugar de (loooongos) 167 minutos. O tempo, aliás, é outro fator mal administrado: não falo apenas da já citada excessiva metragem, mas também dos inúmeros saltos temporais. Os flashbacks e a não-linearidade parecem ser uma saída que DeNiro encontra para introduzir maior dinamismo e agilidade, mas não acho que este seja o escape mais aconselhável em um filme que possui tantas informações de sagrada importância sendo jogadas na trama aleatoriamente. O mais triste de observar, porém, é que O Bom Pastor possui, sim, um enorme potencial, que pode ser observado logo de imediato na construção do protagonista, mas escalar um apático e inexpressivo Matt Damon para vivê-lo não é uma das escolhas mais sábias. No mais, eu não parei de pensar durante o filme como seria bom se este projeto tivesse caído nas mãos de um Michael Mann (que já trabalhou com Eric Roth em O Informante e Ali): o resultado poderia até ser sério, mas certamente escaparia do formalismo que assola o Cinema mainstream norte-americano.]
101. A Última Noite (A Prairie Home Companion, 2005, Robert Altman) - ***1/2
102. Bande à Part (idem, 1964, Jean-Luc Godard) - ****1/2
103. Conto de Primavera (Conte de Printemps, 1990, Eric Rohmer) - ****1/2
104. Conto de Verão (Conte d'Été, 1996, Eric Rohmer) - ****1/2
105. /Os Infiltrados/ (The Departed, 2006, Martin Scorsese) - ****
106. Apenas um Beijo (Ae Fond Kiss..., 2004, Ken Loach) - **1/2
107. /A Vila/ (The Village, 2004, M. Night Shyamalan) - ****1/2
108. Conto de Inverno (Conte D'Hiver, 1992, Eric Rohmer) - ****
109. /Um Tiro na Noite/ (Blow Out, 1981, Brian DePalma) - *****
110. La Jetée (idem, 1962, curta-metragem, Chris Marker) - *****
111. Entreatos (idem, 2002, João Moreira Salles) - ***1/2
112. O Ventos nos Levará (Bad ma ra khahad bord, 1999, Abbas Kiarostami) - ***
Foto: La Jatée, de Chris Marker
27 Comments:
At 10:15 AM, Anônimo said…
Cotações de 0 à 4, a partir de agora. Maiores explicações em breve.
Você adora me copiar.
At 3:16 PM, Anônimo said…
O "Music and Lyrics" é simpático, não?
At 3:16 PM, Anônimo said…
O "Music and Lyrics" é simpático, não?
At 4:14 PM, Anônimo said…
Puxa, só duas estrelas para Operação França?
eu ainda considero ele um filme policial que dá de 10 em muito besteira que anda sendo feita.
até!
At 2:42 PM, Susana Fonseca said…
Também dava mais estrelinhas a "The French Connection"!
Cumprimentos cinéfilos
At 4:21 PM, Gabriel Carneiro said…
Letra e Música é legal. Aquele clipe do PoP é genial.
E Operação França merece no mínimo mais uma estrelinha.
At 4:56 PM, Anônimo said…
Ed, aliás, vou voltar para o sistema antigo. Não consegui me acostumar tanto ao 0 a 4.
Gonn, pode até ser, mas o problema é que já me esqueci do filme. hehehe. O triste é perceber que o filme tinha até certo potencial, mas acho que até a visão que ele tem do mundo da musica é extremamente falho, limitado. É só fraquinho.
Felipe, Operação França seria pior se a direção do Friedkin não fosse espetacular; tem algumas coisas que eu não gosto (e tem muito filme "policial" hoje em dia que dá de 10 em Operação, ao meu ver - todos os filmes que eu vi do Micahel Mann, por exemplo.)
Lua, eita Operação França para ter fãs! Mas eu gostei do filme, não se enganem.
Gabriel, o clipe do PoP é mais legal que o filme inteiro. hehe. E aquela música ficou um bom tempo na minha cabeça.
At 10:49 PM, Anônimo said…
http://thepiratebay.org/search/godard/0/0/0
At 11:39 AM, Anônimo said…
http://2001video.com.br/busca/listagem_busca_dvd.asp?campo=Direcao&procurado=eric%20rohmer
Puta merda, nem dá pra acreditar...
europa filmes sobe um ponto no meu conceito.
At 12:05 PM, Anônimo said…
http://www.cinemaemcena.com.br/frm_noticias_detalhe2.aspx?tipo=cinenews&id=20586&cod_filme=5922
Mais uma obra-prima? Não duvido nada...
At 4:20 PM, Ed said…
eu duvido sim, e muito.
At 8:42 PM, Anônimo said…
Será q um dia alguém vai dar o valor merecido ao PONTES DE MADISON? As pessoas parecem tratar como 'obra menor' do Eastwood, mas pra mim é definidor na filmografia dele.
Abraços!
At 12:00 PM, Ed said…
veneno da madrugada > a criança
At 4:38 PM, Anônimo said…
Olá! peço desculpa pelo ligeiro spamm :-)
Recentemente abriu um novo forum de cinema, como está a dar os primeiros passos é sempre necessário pessoas que adorem a 7ª arte. Apareçam, toda a ajuda é bem vinda
http://cineman.coresp.com/forum/portal.php
obrigado
At 8:33 PM, Anônimo said…
A Criança é muito bom mesmo. Melhor que O Filho?
At 9:33 PM, Ed said…
Texto? Parabéns..
At 10:49 PM, Anônimo said…
Ed, nao entendi esse seu ultimo comentário (era pra ser ironico?).
Anderson, eu também acho um dos melhores do Eastwood, um filmaço.
Berto, sem problemas; já visitei o fórum e gostei. Espero que dê certo.
Samuel, muito melhor que O Filho; A Criança é fodaço, dos melhores do ano que passou.
At 8:58 AM, Anônimo said…
Antonioni novo em DVD \o/
At 2:14 PM, Anônimo said…
ai biba, lindo texto
At 2:23 PM, Gabriel Carneiro said…
Acho que deveria abaixar a nota de A Criança em 4 estrelas.
At 3:08 PM, Anônimo said…
Samuel, e é dos melhores dele, só perde para A Aventura e O Eclipse, acho.
Gabriel, o filme é, no mínimo, ****. Você precisa rever... (sessão dupla com Pierrot le Fou, que tal?)
At 12:59 PM, Gustavo H.R. said…
A VILA não deixa de crescer com o tempo.
At 5:08 PM, Ed said…
A Vila cresceu na revisão? Então presente valeu a pena, né?
At 9:25 PM, Anônimo said…
Gustavo, A Vila é exatamente como você falou, cresce com o tempo, foi ótima na primeira vez que assisti e cada vez melhor nas revisões. Coisa que nãoa conteceu nem de longe com A Dama na Agua...
ae!
At 4:16 PM, Gabriel Carneiro said…
Meus dias de sessão tortura já passaram...
At 9:23 AM, Ed said…
Você não é um grande entusiasta do Kiarostami, né?
At 8:48 PM, Anônimo said…
Será que dá pra ficar tonto vendo Half Nelson?
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