a href="http://punchdrunkmovies.blogspot.com/"> Punch Drunk Movies


Punch Drunk Movies

I have come here to chew bubble gum and kick ass... and I'm all out of bubble gum.

segunda-feira, outubro 09, 2006

Outubro

Últimos: Fuga de L.A; A Outra; Tudo pela Fama; Dolls; O Eclipse.

A Antiga e a Moderna (The Three Ages, 1923, Buster Keaton) - ****

Dália Negra (The Black Dahlia, 2006, Brian De Palma) - ****

[De Palma mostra (ou melhor: comprova) que é suficientemente competente para criar uma obra toda “classuda” e com cara de noir da década de 40/50 sem tornar o ambiente da obra artificial ou forçado (aprende, Egoyan!), apesar de não achar que o filme leve o gênero muito ao pé da letra. Há uma atmosfera obscura, habitada por seres igualmente sombrios e insanos, vivendo em uma cidade violenta e corrupta. Como é comum nos filmes do diretor, a grande maioria dos personagens (ou seriam todos?) vivem sob máscaras, e, com o tempo, revelam personalidades mais complexas que o aparente (e isso continua funcionando perfeitamente, como é comprovado em Dália Negra). Porém, a maior constante dentre os filmes do De Palma que nos é apresentado aqui é o controle sempre irretocável de câmera, que são capazes de originar cenas brilhantes, como aquela em que uma mulher encontra o corpo da personagem-título, ou então aquela cena na escadaria (que conta com um magistral uso de slow-motion), além, é claro, dos flashbacks, passando por aquele suicídio, que é de uma crueza gigantesca. É um primor de filme, como só um mestre pode fazer.]

Broadway Danny Rose (idem, 1984, Woody Allen) - ***

Familia Rodante (idem, 2004, Pablo Trapero) - ***

Paisà (idem, 1946, Roberto Rossellini) - ****1/2

Meu Tio (Mon Oncle, 1958, Jacques Tati) - ****1/2

O Inventor da Mocidade (Monkey Business, 1952, Howard Hawks) - ***1/2

O Homem-Urso (Grizzly Man, 2005, Werner Herzog) - ***1/2

Pergunte ao Pó (Ask the Dust, 2005, Robert Towne) - **

O Fantasma do Paraíso (The Phantom of the Paradise, 1974, Brian De Palma) - ****

Os Esquecidos (Los Olvidados, 1950, Luis Buñuel) - *****

Lucia e o Sexo (Lucia e el Sexo, 2001, Julio Medem) - *****

[Nem tenho palavras...]

Gerry (idem, 2002, Gus Van Sant) - **1/2

[É basicamente um rascunho para outros dois filmes que o Van Sant viria a fazer (as obras-primas "Elefante" e "Last Days"), também servindo como exercício de estilo; não acho que ele se importou com aqueles personagens, que poderiam ser bem mais profundos, ou com a história em si, cuja idéia é muito boa, mas tem um lado mórbido muito mal trabalhado, por exemplo. Lá pelo terceiro ato o filme ganha bastante força, principalmente porque o senso estético da produção é impecável, desde as fortes cores atribuidas ao deserto até aqueles simples enquadramentos ou travellings que valorizam toda a imensidão do ambiente, e também é interessante acompanhar a constante degradação daqueles personagens (um pouco de sadismo de minha parte?).]

Vampiros de Almas (Invasors of Body Snatchers, 1956, Don Siegel) - ****

O Caso dos Irmãos Naves (idem, 1967, Luiz Sérgio Person) - ****1/2

Não Matarás (Krótki film o zabijaniu, 1988, Krzysztof Kieslowski) - ****1/2

O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada, 2006, David Frankel) - ***

Setembro (September, 1987, Woody Allen) - **1/2

A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale, 2005, Noah Baumbach) - ****1/2

Aprile (idem, 1998, Nanni Moretti) - ****

Amores de Estudante (College, 1927, James W. Horne) - ***

Um Homem com uma Câmera (Chelovek Kino-Apparatom, 1929, Dziga Vertov) - *****

Jogos Mortais 2 (Saw 2, 2005, Darren Lynn Bousman) - 0

/A Lula e a Baleia/ (The Squid and the Whale, 2005, Noah Baumbach) - ****1/2

Fuga de Los Angeles (Escape From L.A, 1994, John Carpenter) - ****

A Outra (Another Woman, 1988, Woody Allen) - ****1/2

Tudo pela Fama (American Dreamz, 2005, Paul Weitz) - **1/2

Dolls (idem, 2002, Takeshi Kitano) - ***1/2

O Eclipse (L'Eclisse, 1962, Michelangelo Antonioni) - *****

/Vinhas da Ira/ (The Grapes of Wrath, 1941, John Ford) - *****

21 Comments:

  • At 11:41 AM, Anonymous Anônimo said…

    Você não escreve mais. Virando fã de Jacques Tati e tudo mais.

     
  • At 2:05 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ed, eu vou fazer textos, se acalme. Já tenho um sobre Dália Negra pronto e ainda quero fazer um sobre o filme do Tati e do Trapero.

     
  • At 5:23 PM, Anonymous Anônimo said…

    Rodrigo, o que você achou de Broadway Danny Rose, de Woody Allen? estou para alugar esse filme tem bastante tempo, mas sempre que vou na locadora acabo alugando outros filmes por achar que não vale a minha locação. Abraços do crítico da caverna cinematográfica.

    P.S: Esperava mais de Dália Negra (realmente acreditei que pudesse ser a primeira indicação de De Palma ao Oscar). Não foi desta vez ainda!

     
  • At 11:55 AM, Blogger Vitor said…

    Eu gostei bastante de Dália Negra. A homenagem de De Palma ao noir ficou bastante fiel à obra de Ellroy, embora um pouco confuso. No meu blog eu ainda não coloquei nenhum comentário sobre Dália Negra. Ele ainda é novinho, mas eu peço que você dê uma olhada. Obrigado.

     
  • At 11:56 AM, Blogger Vitor said…

    eueosmovies.blogspot.com

     
  • At 5:21 PM, Anonymous Anônimo said…

    http://www.torrentspy.com/search?query=rohmer&submit.x=34&submit.y=13

    os rohmers.

     
  • At 5:22 PM, Anonymous Anônimo said…

    legendas em ingles em cada arquivo.

     
  • At 8:55 PM, Anonymous Anônimo said…

    Salma Hayek pelada na praia de noite já levanta (com o perdão da ambiguidade) qualquer filme.

     
  • At 4:27 PM, Anonymous Anônimo said…

    Roberto, Broadway Danny Rose é um filme bem legal. Tem um clima nostalgico que é uma delícia, o que torna a fotografia em p&b mais do que apropriado. É um filme bem menor do homem, mas possui situações tão geniais quanto em um Annie Hall da vida, apesar de ter em menor escala (uma envolvendo gás hélio é hilária).

    Vitor, infelizmente eu não li o livro do Ellroy, mas tenho muita vontade. E muita gente tem achado Dália Negra confuso, mas eu achei um filme bem coeso até. E vou visitar seu blog sim. :)

    Samuel, HAHAHAHAHA. É a melhor cena do filme, de longe. A nota só não é menor por causa dela mesmo.

    E obrigado ao anônimo pelos arquivos dos filmes do Rohmer. Já estou baixando Pauline na Praia. :)

     
  • At 6:59 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eita, surpreso com a nota de Lucia e o Sexo. Deve ser um dos melhores dessa década pra você.

     
  • At 7:42 PM, Anonymous Anônimo said…

    Rodrigo se re-redendo às estrelas.

     
  • At 6:15 PM, Anonymous Anônimo said…

    Concordo plenamente com as notas que vc deu para o filme do De Palma. O verdadeiro retorno de um mestre que há muito tempo não nos brindava com sua peculiar genialidade.

     
  • At 10:20 PM, Blogger Davi G. Araújo said…

    Para ser sincero, não achei o filme de De Palma tão bom assim! É bem verdade que tecnicamente o filme é impecável, mas achei que as atuações foram fracas ( com exceção de Hartnett e Mia Kirscher)! O roteiro é bem confuso e certas coisas não convencem realmente! Para mim, um filme médio! Dá uma passada em http://www.popcafeblog.blogspot.co Abraços!

     
  • At 1:07 AM, Anonymous Anônimo said…

    Eita, também surpreendeu na nota do A Lula e a Baleia. Deve ser um dos melhores do ano e tudo mais.

     
  • At 12:20 PM, Blogger Gustavo H.R. said…

    O CASO DOS IRMÃOS NAVES dá show em sua metade final. É um filme que consegue driblar a precariedade técnica por carregar um tema relevante, ter algo a dizer. Deveriam fazer mais filmes desse tipo no Brasil.

     
  • At 9:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Você não é nada sádico.

     
  • At 12:14 AM, Anonymous Anônimo said…

    Nossas caixas de comentários estão bastante paradas. Cadê meus presentes?

     
  • At 5:31 PM, Anonymous Anônimo said…

    A Lula e a Baleia é demais, vi minha família ali várias vezes. E esse filme do Person é impossivel de achar, sou louco pra ver assim como São Paulo S/A.

     
  • At 10:32 AM, Anonymous Anônimo said…

    Ed, eu sou muito sádico, sim! Então, como você acha que eu consegui passar mais d euma hora de um snuff? hehehe.

    Vladimir, De Palma é mestre mesmo.

    Davi, eu acho a atuação do Harnett bem fraca, mas o resto dos atores eu acho todos ótimos, no mínimo (o Eckhart - é assim que se escreve? -dá show, na minha opinião).

    Gustavo, Irmãos Naves é impecavel; nunca vi cena de tortura filmada de modo tão bruto na minha vida.

    Samuel, Lula e a Baleia é uma jóia (top 3 do ano; acho que entraria em segundo). E Irmãos Naves eu vi no Canal Brasil, e descobri agorinha que Sp S/A passou nessa sexta passada!

     
  • At 12:44 PM, Blogger Gustavo H.R. said…

    Estou interessado em assistir a A OUTRA, do Allen (o elenco é dos veteranos bons). Valeria a pena comprar o DVD?

     
  • At 8:29 PM, Anonymous Anônimo said…

    Gustavo, valeria MUITO a pena comprar o DVD. É um filme espetacular, quase cinco estrelas, mesmo. Obra-prima (se não for, chega muito perto).

     

Postar um comentário

<< Home