Um filme de Spike Lee
Pela sinopse do filme, a idéia é de que O Plano Perfeito seja algo completamente diferente de tudo o que Spike Lee fez na sua carreira. É um filme de enorme apelo comercial sem dúvida (mas, de qualquer modo, isso não é necessariamente um problema), mas Lee consegue nos entregar mais do que um mero divertimento, mais do que um filminho de roubos qualquer: ele nos dá um filme autoral, com sua marca. Seja ela presente nos belos enquadramentos, nas sequencias extremamente tensas e e bem filmadas (a cena inicial, por exemplo, com o personagem do Clive Owen falando diretamente com o espectador é genial, assim como o momento do espancamento do refém que escondeu seu celular, onde a câmera permanece "do lado de fora", sem mostrar toda aquela brutalidade) ou então quando decide falar dos conflitos sociais. Ah, e, como sabemos, Spike Lee falando de choques entre raças é uma beleza. Assim como em A Última Noite, Faça a Coisa Certa e qualquer outro filme do diretor, O Plano Perfeito também mostra uma sociedade norte-americana completamente abalada, onde os maiores heróis dos videogames são aqueles explodem as cabeças dos outros com granadas. Há cenas que ilustram muito bem isso, como a conversa do personagem de Owen com o menino do videogame (além do personagem que insiste em dizer que é um sikh, e não um árabe, como os policiais achavam).
Ouvindo: The Fiery Furnaces - Nevers
9 Comments:
At 4:36 PM, Anônimo said…
Grande texto, concordo com você.
At 12:44 PM, Gustavo H.R. said…
Espero concordar contigo! O filme é dos mais esperados deste ano.
Cumps.
At 2:01 PM, gonn1000 said…
Estreia em Portugal na próxima semana, assim como "Hostel". Vou ver ambos, claro :)
At 3:26 PM, Anônimo said…
Ed, agora só falta o sue texto, né, rapaz?! Ah, e valeu.
Gustavo, é um dos melhores do ano. O segundo melhor.
Gonn, se possível, veja esse daqui logo na estréia! Agora, esse Hostel não boto muita fé não. :)
At 3:34 PM, Anônimo said…
Alguns "PS's":
01. Vi ontem Irmãos de Sangue, do Spike, e é uma obra-prima. Aliás, é muito semelhante a Plano Perfeito: o menino do videogame, a iluminação em algumas cenas, e também é muitíssimo bem filmado (como qualquer coisa feita eplo Spike).
02. Amanhã, domingo, dia 09, às 18:30, no Canal Brasil, vai passar O Signo do Caos, do Rogério Sganzerla. Mas tô achando meio estranho isso.
03. Me rendo ao Late Registration, do Kanye West. Acho que é a única coisa de hip hop que eu realmente achei audível e é muito bom mesmo o álbum.
04. Bem, é só isso.
At 4:36 PM, Anônimo said…
Que texto? Eu escrevo mal e nao tenho personalidade..
At 11:40 AM, Anônimo said…
Por que 2/5 pro cd do Yeah Yeah Yeahs?
At 12:07 PM, Anônimo said…
Rodrigo meu caro, concordo completamente com vc. :)
At 1:59 PM, Anônimo said…
Ed, acho que você tá virando Emo, mesmo. E achei o Show Your Bones um álbum muito do ordinário e formuláico (faz um som sujinho e de garagem como qualquer outra banda indie que faz sucesso), e o impressionante é que tanta gente paga um pau imenso.
Vladimir, que bom, rapaz!
Postar um comentário
<< Home