a href="http://punchdrunkmovies.blogspot.com/"> Punch Drunk Movies


Punch Drunk Movies

I have come here to chew bubble gum and kick ass... and I'm all out of bubble gum.

segunda-feira, fevereiro 13, 2006

No padrão

Johnny & June (Walk the Line, 2005, Dir: James Mangold)

Joaquin Phoenix as Johnny Cash and Reese Witherspoon as June Carter in 20th Century Fox's Walk the Line

Johnny & June é um filme esquecível, nada mais que isso. James Mangold infelizmente deicidiu aprender com Taylor Hackford e Ron Howard, e deixou o mestre Martin Scorsese (que, como sabemos, já fez cinebiografias sensacionais como Touro Indomável e O Aviador) de lado. Triste também é constatar que nem a tão bonita performance de Joaquin Phoenix (sim, bastante superior ao Jamie Foxx, já que a comparação com Ray é inevitável) e a encantadora atuação da Witherspoon não consigam mudar nem um pouquinho (tá certo, em alguns momentos eles até que levantam um pouco o filme, mas nada de mais) o resultado final da produção.

O roteiro escrito a quatro mãos possui aquele velho erro de não se decidir se vai falar sobre a carreira profissional do protagonista ou explorar mais o seu lado pessoal, e é feita toda aquela confusão usual: de repente paramos de saber sobre as turnês de Cash e vemos somente o seu vício em drogas, e vice-versa. Mas o maior tropeço que o filme comete é tentar "explicar" os problemas de Cash usando o trauma que ele tinha pela morte de seu irmão. Não que eu duvide que ele realmente possuísse esse trauma, mas o que me incomoda é essa tentativa de decifrar um homem tão enigmático como Johnny Cash.

Ele, com certeza, merecia um filme que estivesse a altura de suas músicas.



Ouvindo: Johnny Cash - Folsom Prison Blues

11 Comments:

  • At 11:39 AM, Blogger Alexis Peixoto said…

    Concordo em gênero, número e grau. Puta filme piloto automático. Também escrevi sobre ele no meu blog.
    E aproveitando o gancho do título do seu (que foi o que me chamou a atenção, já que sou um puta fã do P. Thomas Anderson), também tenho um texto sobre o Embriagado de Amor postado lá.
    Belo blog, voltarei mais vezes.

    www.altazorblog.blogspot.com

     
  • At 12:47 PM, Blogger Iuri said…

    Eu estava muito a fim de ver este filme. Mas depois de ler comentarios semelhantes ao teu em vários locais, desisti. Parece que realmente Walk Line não faz juz ao grande Cash.

    abraço

     
  • At 2:15 PM, Blogger Gustavo H.R. said…

    Hackford e Howard fizeram um ótimo trabalho - mesmo que não inovador - em seus respectivos filmes, mas respeito sua opinião (que é maioria, infelizmente). Agora, nem com a música deu para se animar um pouco com o filme?

     
  • At 12:50 AM, Anonymous Anônimo said…

    Achava que Ray era um filme melhor portanto não espero muito de Johnny & June, pelo jeito com razão.

     
  • At 1:23 PM, Anonymous Anônimo said…

    Cara, ainda não vi esse, mas quero ver ainda na próxima semana.

     
  • At 10:00 PM, Anonymous Anônimo said…

    Eu adorei o filme. Talvez a música de Cash que adoro me contagiou. Ainda mais com a performance de Phoenix...

     
  • At 12:57 PM, Anonymous Anônimo said…

    puxa, vc não gostou de Fox como ray?
    não estou muito pilhado para ver no cinema este, tem outros passando que prefiro
    acredito que "J&J' deve melhor na tela pequena...
    ae!

     
  • At 12:44 PM, Anonymous Anônimo said…

    Respondendo raídinho:

    Vou passar no blog de ambos que comentaram aqui pela primeira vez (todos parecem ser muito bons, mas ainda vou ler com mais calma).

    A música do Cash é sensacional, muito boa mesmo, mas ñão acho que o filme tenha feito jus a isso.

     
  • At 7:12 PM, Anonymous Anônimo said…

    adoro J. Cash... não sei, sinceramente ainda não vi o filme... mas as referências que usou, me fazem discordar d vc huahuahuauha... qnd eu ver, qm sabe, eu concorde. ou não. XD~

     
  • At 9:05 AM, Blogger gonn1000 said…

    Eu gostei, mas sim, o melhor do filmes são os dois actores principais.

     
  • At 9:02 PM, Anonymous Anônimo said…

    pelo amor de deus!!!!!!!!! um filme tao sincero e tao simples sobre Johnny e June, q naum tira nada da vida de rebelde dele e da persistencia em ter ela. atuaçoes esplendidas. um filme perfeito o q querem +?

     

Postar um comentário

<< Home