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quarta-feira, abril 19, 2006

Filme-ciclo

O Assassinato de Richard Nixon (The Assassination of Richard Nixon, 2005, Niels Mueller)

Sean Penn in ThinkFilm's The Assassination of Richard Nixon

Depois de mais ou menos uns 15 minutos de projeção, é notável que a trama de O Assassinato de Richard Nixon já se esgotou por completo. É um projeto até que bem intencionado, verdade, mas sofre de uma repetição excessiva de idéias: já sabemos que Sam Bicke é um homem transtornado e solitário, que não aguenta mais o sistema, que quer por fim às mentiars que tomam conta do governo, mas o estreante na direção Niels Mueller parece não se cansar nunca, e continua a repetir as mesmíssimas coisas, só que colocando palavras diferentes (o filme é como um ciclo, digamos). E o pior de tudo é que ele parece estar convicto de que está fazendo um filme profundo (daqueles "capazes de mudar a vida das pessoas"), somente porque coloca uma música melancólica (a melhor coisa do filme, disparada) em uma cena onde um Sean Penn um tanto afetado (mas lembrem-se: o personagem, assim como a trama, é bem limitado) grita, chora, porque, adivinhem só, ele não aguenta mais o sistema, e blá blá blá.

Acho que Mueller deveria ter aprendido mais com Taxi Driver (que parece ter sido a maior influência do filme mesmo) que para criar um personagem complexo, prestes a "explodir", não é necessário colocá-lo a gritar ou mostrá-lo deitado no chão todo encolhido (ou impor uma narração em off que beira o insuportável).

É uma produção bem insignificante, daquelas que no fim o espectador parece sentir só um enorme vazio. Mas eu ainda guardo alguma esperança para Mueller (porém acho que é só por causa daquela cena dentro do avião mesmo).



Ouvindo: The Raconteurs - Store Bought Bones

7 Comments:

  • At 7:13 PM, Anonymous Anônimo said…

    Personagem raso e mal escrito.

     
  • At 12:37 AM, Anonymous Anônimo said…

    vc fez um comentario interessante, "SEan Penn um tanto afetado". Eu acho que as vezes Penn está muito exagerado, tive essa impressão em Sobre Meninos e Lobos, onde ele parece fazer uma fortça incontrolável para ganhar prêmio. Ao contrário de 21 Gramas onde ele está super natural.
    e um filme em que até hoje não consigo entender se ele está bem ou exageradoe "LOuco de Amor", onde até o prêmio de Cannes ele ganhou.
    que que tua cha dele neste filme?

     
  • At 11:20 AM, Anonymous Anônimo said…

    O grande legado que O Assassinato de Richard Nixon nos deixa é a impressão de equívoco. O mais triste é que parecia que o ator Sean Penn parecia conseguir dar jeito em sua desgastada carreira (com O Intérprete e Sobre Meninos e Lobos) e ele volta à estaca zero com esse filme despretensioso. Mas isso acontece: há dias de brilho e outros em que tudo dá errado. Abraço.

     
  • At 8:27 PM, Blogger Gustavo H.R. said…

    Filmes que terminam por ser redundantes acabam sendo, em geral, um pé no sa**. Não é à toa que esse filme nem fez grande sucesso, mesmo com Penn colhendo elogios da crítica (como é de praxe).

    Cumps.

     
  • At 12:14 AM, Anonymous Anônimo said…

    Me parece ser um filme morno, sem sal, sem comflito nem mesmo o elenco e o trailer conseguem chamar a atenção.

     
  • At 2:22 AM, Anonymous Anônimo said…

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  • At 6:32 PM, Anonymous Anônimo said…

    Ed, exato.

    Felipe, nunca vi esse filme "Loucos de Amor", mas geralmente eu gosto bastante do Penn (no Sobre Meninos e lobos também).

    Roberto, acho que a única vez que eu não gostei da uma atuação dele foi aqui no Richard Nixon, filme realmente muito fraco.

    Gustavo, Ruchard Nixon é um pé no sa** mesmo; melhor definição para o filme

    Paulo, o filme é exatamente isso o que você disse (tem certeza de que ainda não o viu? hehehe).

     

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