a href="http://punchdrunkmovies.blogspot.com/"> Punch Drunk Movies


Punch Drunk Movies

I have come here to chew bubble gum and kick ass... and I'm all out of bubble gum.

sexta-feira, março 04, 2005

Impossível de esquecer

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, 04)



Amor. Este é o tema principal a ser tratado aqui em “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, novo filme roteirizado por Charlie Kaufman. Na verdade, não sei como começar este texto. Kaufman abordou de uma maneira espetacular um dos temas que é menos abordado pelos filmes: o amor. Se algum filme falar sobre este tema, provavelmente será de uma maneira boba, infantil, e não será tratado de uma maneira tão profunda e bela, como ocorre aqui. Em “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, a maioria dos personagens sofrem por amor em suas relações: Joel e Clementine; Dr. Howard e Mary; e Patrick e Clementine. E todos estes são retratados fantasticamente por Kaufman, juntamente com o diretor Michel Gondry.

Joel (Jim Carrey) é um rapaz solitário, que não gosta de seu trabalho, e que está passando por um tumultuado romance. Até que ele conhece Clementine (Kate Winslet), uma jovem espontânea, um tanto diferente dele. Eles começam a se conhecer, e começam um namoro. Tudo corre muito bem, até que um dia, por causa de uma séria briga, eles terminam. Joel fica desesperado, e tenta encontrar Clementine de qualquer forma. Como de previsto, ele não consegue. Um dia, ele descobre que Clementine participou de um processo para apaga-lo de sua memória, através de um médico chamado Dr. Howard (Tom Wilkinson). Sabendo do ocorrido, Joel decide fazer o mesmo. Já no meio do processo, sendo supervisionado por dois assistentes da clínica de Howard, Joel começa a se arrepender do que fez, e começa a tentar fazer com que Clementine, sua antiga amada, não seja esquecida por ele.

O roteiro é escrito por Charlie Kaufman. Ele já demonstrou ser dono de um talento enorme com produções como os excepcionais “Quero Ser John Malkovich” e “Adaptação”, mas aqui ele se supera: Kaufman faz de seu roteiro uma verdadeira viagem ao subconsciente humano. E, com isto, ele faz de seu roteiro extremamente inovador e, como sempre, original. O seu roteiro também é um verdadeiro estudo de personagens: a caracterização destes, faz com que todos os personagens sejam sempre interessantes ao olhar do espectador, nunca parecendo bobos ou clichês. Mas, o que mais me agradou no seu roteiro, foi o que falei logo no início deste comentário: ele retrata brilhantemente o amor. A todo o momento, o espectador se vê deparado com pessoas que amam. Mas tudo isto poderia não possuir a mesma importância, caso Kaufman não o retratasse de uma maneira tão bela. Enquanto o espectador está “viajando” pelas memórias de Joel, nós presenciamos tanto os altos quanto os baixos do relacionamento entre Joel e Clementine. E Kaufman faz com que o espectador retire uma mensagem disto tudo, que é um pouco clichê, mas funciona bastante: nós devemos nos lembrar tanto dos momentos ruins quanto os bons de um relacionamento, e de que como o amor é importante. Outro ponto forte de seu roteiro são alguns diálogos que, além de inspirados, alguns são refletivos, mas sempre são bastante inteligentes, como, por exemplo, a narrativa em off que ocorre logo na seqüência inicial: lá é expresso tudo o que Joel pensa do amor.

A direção é feita por Michel Gondry. Esta, talvez, foi a maior surpresa do filme. Ele dirige com maestria o roteiro extremamente complexo de Charlie Kaufman, é notável a química entre estes dois. Um dos maiores pontos positivos de sua direção é a estrutura narrativa: mostrando grande competência, Gondry faz uma diferenciação de narrativa entre as seqüências passadas no subconsciente e as seqüências passadas, vamos dizer, no “tempo cronológico”. Mas, talvez o grande atrativo da direção de Michel Gondry, são as seqüências que mostram a memória de Joel sendo apagada: é impressionante o que Gondry faz com a câmera, pois ele fez tudo sem o auxílio de efeitos especiais, o que torna a sua direção ainda mais admirável. Mas, entre várias ótimas e bem feitas seqüências passadas no subconsciente, uma me chamou mais a atenção: em certa parte do filme, Joel e Clementine estão em uma casa na praia, e, quando esta memória de Joel está sendo apagada a casa na praia vai sendo destruída: é impressionante a competência de Michel Gondry ao realizar esta seqüência. Enfim, a direção de Gondry não é melhor que o roteiro de Charlie Kaufman, mas, ainda assim, é excepcional.

Enquanto ao elenco, tanto os coadjuvantes quanto os dois protagonistas estão excelentes. Jim Carrey faz, em “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, uma performance maravilhosa. O seu Joel é uma pessoa solitária, que tem uma vaga visão do que é o amor, até que ele conhece Clementine: é notável o contraste que Carrey faz entre o “Joel sem Clementine” e “Joel com Clementine”, e ambas estas versões da performance de Jim Carrey são plausíveis. Outra que esta excelente é Kate Winslet. Ela comprova ser uma atriz bastante talentosa, e aqui ela interpreta sua personagem com grande fidelidade: a sua Clementine é uma personagem espontânea, alegre, mas que às vezes perde o controle diante de certas situações. O resto do elenco também está muito bem: Kirsten Dunst prova que é uma atriz bastante talentosa; outro que está ótimo é Tom Wilkinson; de início o espectador acha que sua atuação não vai ser nada mais do que convincente, mas depois ele demonstra uma boa performance; Elijah Wood, assim como Kirsten Dunst, me pareceu ser bastante talentoso, ele merece uma chance em filmes tão bons quanto “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”, principalmente por ele fazer o personagem Frodo na trilogia “O Senhor Dos Anéis”; outro que está bem é Mark Ruffalo; nunca havia assistido à nenhum filme dele até este na qual comento, e por isto ele me surpreendeu, talvez ele seja o pior entre os atores secundário do filme, mas ainda assim está ótimo.

“Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” é um filme excepcional. Fiquei bastante feliz com a vitória do genial Charlie Kaufman no Oscar e com a indicação de Kate Winslet. Mas, é um pena que a Academia o tenha esquecido em Melhor Filme; Melhor Diretor; e Melhor Ator. Mas, com ou sem indicações, “Brilho Etreno de uma Mente Sem Lembranças” é um filme impossível de se esquecer.

Cotação: 5/5 (10)

Até mais e abraços; Rodrigo.