a href="http://punchdrunkmovies.blogspot.com/"> Punch Drunk Movies


Punch Drunk Movies

I have come here to chew bubble gum and kick ass... and I'm all out of bubble gum.

segunda-feira, janeiro 17, 2005

Deu Zebra...Pelo menos para mim.

Ontem ocorreu a cerimônia do Globo de Ouro, prêmio considerado uma prévia do Oscar.

Bom, a noite teve algumas suspresas, mas me pareceu justo. Logo de início, os favoritos Thomas Haden Church e Virginia Madsen, ambos do filme "Sideways", foram derrotados na categoria "Ator Coadjuvante" pela dupla do filme "Closer", Clive Owen e Natalie Portman. Gostei do fato deles terem ganho, já que , estava torcendo para eles, mas parece que eu já estava prevendo que não acertaria muito naquela noite.

Para aliavar a surpresa da categoria de Ator Coadjuvante, Jamie Foxx, ganhando pela categoria de Ator Comédia/Musical, e Annette Bening, ganhando pela categoria Atriz Comédia/Musical, demonstraram que são, realmente, os dois nomes certos para concorrer a uma estatueta dourada no Oscar, e que provavelmente também vão ganhar.

Em "Melhor Roteiro", a dupla Alexander Payne e Jim Taylor confirmam favoritismo na categoria de "Roteiro Adaptado", ganhando pela segunda vez o Globo de Ouro na categoria (a anterior fora em "As Cofissões de Schimidt"). Bom, não foi desta vez que Charlie Kaufman, por "Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças", ganhou (apostei nele, mais um chute errado), mas quem sabe da próxima vez.

Os favoritos Leonardo Di Caprio, que ganhou em Melhor Ator em Drama por "O Aviador" e Hillary Swank, ganhando por Melhor Atriz em Drama pelo filme "Menina de Ouro", confirman que podem concorrer ao Oscar. Caprio se mostra um ator esforçado, e parece que a sua imagem de "galã do filme 'Titanic'" está prestes a acabar; o fato de Swank ganhar parece ter sido merecido, já que muitos críticos consideram a melhor atuação de sua carreira. Tudo bem, apostei no Liam Neeson por "Kinsey" e em Imelda Staunton por "Vera Drake", confirmando meu fracasso nas apostas.

Mas, acho que a maior surpresa da noite foi na categoria de "Diretor". Os favoritos eram Alexander Payne por "Sideways" (apostei nele) e Martin Scorsese por "O Aviador"; mas nenhum dos dois ganharam. Clint Eastwood comprova que é o "queridinho" do Globo de Ouro ganhando pela terceira vez o prêmio (as anteriores foram por "Bird" e "Os Imperdoáveis"). Gostei disto, o acho um bom diretor e também um sujeito bastante simpático.

Já nas categorias de "Melhor Filme - Drama" e "Melhor Filme Comédia/Musical" não houve surpresas. No primeiro, "O Aviador" ganhou, confirmando presença no Oscar, e no segundo quem ganhou foi "Sideways", também confirmando presença (apostei nos dois e, finalmente, acertei).

Então, até o Oscar e espero que vocês não tenham errado tanto quanto eu que só acertou 4 categorias.

Até mais e abraços; Rodrigo